Tuesday, July 26, 2011

Nutrição e Imunidade #1


 
O primeiro passo para uma boa imunidade, ou seja, para que nosso organismo consiga se defender dos vírus, fungos, bactérias e situações de estresse temos que ter nosso intestino íntegro. Um bom intestino funciona diariamente, de 1 a 3 vezes.
Para isso a alimentação deve ser rica em fibras, ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia, consumo de frutas e vegetais e alimentos integrais. Evitar o açúcar, alimentos industrializados, cereais refinados, leite e derivados em excesso e alimentos muito gordurosos.
Um importante mineral que tem a função de "proteger" nosso organismo é o ZINCO

O ZINCO não pode ser estocado em nosso organismo por isso sua ingestão é essencial.  Ele é um mineral antioxidante, faz parte da nossa primeira linha de defesa contra os radicais livres que causam as doenças e o envelhecimento.  O zinco combate fungos, bactérias e vírus.
Sintomas de deficiência = baixa concentração, falta de memória, cansaço, pele seca, acne, queda de cabelo, unhas frágeis, quebradiças e com manchinhas brancas.
FONTES ALIMENTARES: feijões e lentilhas, nozes, sementes (abóbora, girassol, gergelim), cereais integrais (arroz integral, milho, aveia, trigo, centeio) e carnes.

Em muitos casos uma suplementação é necessária, mas sempre com a ajuda de um profissional.

No comments:

Post a Comment