Tuesday, June 28, 2011

Alimentos termogênicos

Hoje irei falar sobre alguns alimentos que são termogênicos, ou seja,  alimentos que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico, e claro para que esses alimentos mostrem um bom resultado é bom aliar a uma alimentação adequada e exercícios físicos.

Pessoas com hipertensão, cardiopatia, crianças e gestantes não devem abusar desses alimentos.

Saiba quais são eles e aprenda a utilizá-los - mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional.

PIMENTA VERMELHA
 Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.


CHÁ VERDE (Camellia sinensis):
 Para que o efeito aconteça, o ideal são cinco xícaras de chá por dia durante três meses - VAMOS APROVEITAR O INVERNO que fica mais fácil tomar chás.  Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

CANELA
 Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.


GENGIBRE
Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas com erva doce, hortelã etc.


CHÁ DE HIBISCO
 Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Por ser um chá diurético também, 500 ml ao dia são suficientes para nao ocorrer uma desidratação.

ALIMENTOS COM ÔMEGA-3
Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. É encontrado em peixes como salmão, sardinhas, atum e na linhaça.

E é importante não exagerar na ingestão de chás, principalmente os que são diuréticos, pois em excesso eles promovem perda de líquidos e não perda de gordura, podendo levar a uma séria desidratação.

No comments:

Post a Comment