Monday, October 17, 2011

Nutrição na Gestação

Olá meninas, meu post de hoje foi inspirado em duas pacientes queridas que estão planejando a gravidez, são dicas bem legais e se mais alguém estiver pensando em ter um bebe em breve vale a leitura porque uma gravidez planejada é fundamental para garantir uma boa saúde tanto para a mamãe e principalmente para o bebê.

Primeiramente o legal é conversar com um médico/a e uma nutricionista para fazer uma bateria de exames. Existem muitos exames que podem ser feitos para avaliar sua saúde e tratar qualquer alteração encontrada: nutricional ou hormonal, preparando o organismo para uma gestação mais adequada possível.

E por mais que as concentrações de vitaminas e minerais estejam em bons níveis sanguíneos, nessa fase da vida o nosso corpo irá precisar uma quantidade mais alta ainda, que pela alimentação nem sempre é fácil alcançar, principalmente com os hábitos alimentares atuais. Na maioria dos casos uma adequada suplementação é super indicada para garantir a saúde que seu bebe merece, não só nesse momento mas para a vida toda.

No mundo ciêntífico muito tem se falado (publicado) sobre programação metabólica gestacional. Cada vez mais estudos comprovam que desde o momento da concepção do feto a saúde dele está sendo programada. Tudo o que a mãe come ou não come pode influenciar na saúde de seu filho em todas as fases da vida, até mesmo na fase adulta. A falta de algum nutriente ou o excesso de uma toxina, por exemplo, pode determinar alguma doença no bebe em algum momento de sua vida.

A suplementação de vitaminas é indicada por diversos motivos. A suplementação mais difundida é a de Ácido Fólico (Vitamina B9) para evitar mal formações no feto. Mas diversas vitaminas e minerais merecem atenção. O Zinco, por exemplo, deve estar em bons níveis pela sua função imunológica mas também para auxiliar a absorção do Ácido Fólico, pois se há deficiência dele a absorção da B9 é prejudicada.

A vitamina B12 e a Metionina também são muito importantes DESDE O MOMENTO DA CONCEPÇÃO como mostrou este estudo:
"Níveis baixos de vitamina B12. Ácido Fólico e metionina na dieta materna próximo ao período de concepção leva a modificações epigenéticas freqüentes no genoma associado ao aumento da adiposidade, resistência a insulina, alteração da função imune e hipertensão arterial na vida adulta".

Falta de vitaminas de minerais também estao relacionados com edema gestacional = inchaço que é muito comum.

O intestino da futura mamãe também deve ser tratato e estar em perfeito funcionamento, porque na gestação é muito comum o intestino "prender". E com ele funcionando diariamente os enjôos nos primeiros meses podem ser diminuidos ou evitados. Os Probióticos (já falei deles aqui) são super importantes nessa fase da vida também, além de melhorar o intestino, melhoram a imunidade, os níveis de açúcar no sangue e é uma medida preventiva na prevenção de desordens metabólicas programando o bebe para um menor risco de desenvolvimento das doenças na vida adulta.
Em um outro estudo feito com ratas grávidas publicado na conceituada revista ciêntífica Nutrition em 2002, comprovou a diferença que o alimento faz: No grupo com uma dieta normal a maioria dos filhotes comiam demais e eram propensos a ter diabetes e câncer. Na gravidez com acréscimo de vitaminas e suplementos alimentares na dieta, a maioria dos ratos tiveram apetite normal e sem predisposição a ter diabetes e câncer.

Tem muuuita coisa relacionada a este assunto que eu poderia escrever pra vocês, mas tentei resumir ao máximo porque quero que todas leiam!! Eu sei que muitas não abrem mão de seus hábitos alimentares "gordos" mas acho que nessa fase da vida vale muito a pena, porque tem outro ser dependendo da sua alimentação pra viver, se desenvolver, crescer e ter uma boa saúde. Claro que as vezes as grávidas têm seus desejos que devem ser atendidos, mas sempre usando o bom senso! Exagerou em uma refeição, coma bem nas próximas.. e não deixar de lado os alimentos ricos em nutrientes.

Beijos,



No comments:

Post a Comment