Tuesday, May 10, 2011

Cuidados com a pele oleosa

A Pele oleosa é o tipo de pele mais comum aqui no Brasil por ser um pais tropical. Ela pode ser seborreica, (com excesso de oleosidade), oleosa ou mista (mais oleosa na região da testa, nariz e queixo).
A característica desse tipo de pele é excesso de brilho, poros dilatados, mais cravos e tendência a espinhas. Essa oleosidade aumenta ao longo do dia, principalmente em dias mais quentes.



Para quem tem esse tipo de pele ai vão algumas dicas de cuidados diários:

- Lavar o rosto de manhã e a noite somente, o sabonete usado nunca deve ser o mesmo sabonete em barra que tomamos banho porque ele irrita a glândula sebácea que produz a oleosidade e ele limpa demais, assim a glândula vai responder com um “efeito rebote” produzindo ainda mais oleosidade. Deve-se usar sabonete líquido ou gel de limpeza indicado para peles oleosas. 

- Evitar lavar com água quente do chuveiro.

- Depois de lavar, passar algodão com tônico adstringente sempre sem esfregar a pele, ele tem um efeito no controle da oleosidade.

- As esfoliações são importantes, porque retiram o excesso de células queratinizadas da superfície da pele, as conhecidas células mortas. Seu acúmulo faz tampar os poros fazendo com que o sebo produzido pela pele não seja eliminado ficando preso dentro dos poros, aumentando os cravos e deixando a pele com o aspecto de grossa. O uso de sabonetes com ácidos é ideal pra fazer essa esfoliação diária e melhorar a aparência da pele.

- A Hidratação ao contrário do que pensamos é importante porque uma pele com excesso de óleo não significa que ela não precise de água. Só devemos cuidar com o tipo de cosmético utilizado que nunca deve ser em creme, pois eles podem piorar ainda mais a oleosidade. Os hidratantes e filtros solares podem ser na versão gel, gelcreme, serúm ou fluído. Também são encontrados os de efeito mate (efeito antibrilho), ação não comedogênica (não causa cravos) e os oil free (livres de óleo).  Isso também vale para maquiagem, que deve ser de boa qualidade e sem óleo.

- Esses cuidados estendem-se também com uma boa alimentação que a Milena já comentou tudo no post: Acne e Alimentação.

Até a próxima dica!
Beijos, Larissa Dall’Est - Esteticista

No comments:

Post a Comment